Dicas
Economize nos presentes de final de ano com essas cinco dicas
Comece o ano de 2021 no azul e não no vermelho

Publicado em 12/10/2020 13:59 - Atualizado em 12/10/2020 13:59

Imagem de Jan Vašek por Pixabay


Final do ano chegando e muitos já estão ansiosos pelos presentes que irão ganhar e dar. Sabemos que o ano de 2020 foi um ano difícil para a economia. Com a pandemia muitos perderam seus empregos e ou estão no vermelho. Mas presentear é uma parte importante das festividades de final de ano, e muitos não querem deixar esse costume passar em branco.  

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No caso das compras, sempre opte por comprar em dinheiro se for possível, visto que muitas lojas dão bons descontos comprando em espécie. Se for usar o cartão de crédito tenha sempre muito cuidado, afinal você não quer terminar o ano parcelando sua fatura e pagando os juros altos de cartão de crédito por causa  dos presentes de fim ano. Portanto respeite seu orçamento.

Pensando nisso, o Conexão Economia preparou algumas sugestões para que você consiga fazer duas coisas super importantes: Presentear quem você ama e economizar, para comecar o ano de 2021 no azul e não no vermelho. Confira:

1. Defina um orçamento e prepare uma lista

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Nessa época do ano é preciso redobrar os cuidados para não estourar o planejamento do orçamento, especialmente se você tem uma família grande e muitos amigos a quem quer presentear. Por isso fazer uma lista vai te ajudar a se planejar com suas compras. Você pode listar quem ganhará um presente seu, ao lado colocar uma sugestão de presente e um valor máximo a ser gasto com ele. Tente não passar do valor máximo estabelecido. Também é interessante procurar dar presentes semelhantes, que possam ser comprados em um mesmo lugar, dessa formavocê pode conseguir um bom desconto na loja ao comprar mais de 1 item.

2. Não deixe as compras para o último minuto

Agencia Brasil

 (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Dizem que brasileiro costuma deixar tudo para a última hora. Se esse ditado popular é sempre verdade não podemos afirmar, mas o que podemos afirmar é que em grande parte dos casos comprar com pressa acaba nos fazendo gastar mais. Se você vai as compras com pouco tempo para pesquisar e comparar os preços em várias lojas, a tendência é comprar os primeiros produtos que você vê por não ter muita escolha e acabar pagando um valor mais alto por um produto que normalmente custaria menos em outros lugares. Outro problema é deixar para fazer as compras de fim de ano poucos dias antes do Natal ou do ano novo, porque alguns produtos acabam logo nas lojas e nos últimos dias antes da data de se presentear todo mundo quer comprar presentes, então algumas lojas podem se aproveitar dessa demanda e aumentar os preços. O ideal é começar a comprar no início do mês de dezembro.

3. Fique de olho nas promoções e cupons de desconto

Muitas lojas físicas e online começam com as promoções de fim de ano já em novembro, e em geral dão bons descontos e cupons de descontos. Também oferecem combos na compra de mais de um produto que são bem vantajosos. Mas cuidado com as promoções enganadoras. Infelizmente algumas lojas sobem os preços dos produtos e dão falsos descontos em cima do preço elevado, o que faz com que você pague o valor integral que o produto já tinha. O ideal é acompanhar os preços bem antes de comprá-los, para saber o real valor deles e identificar quando uma promoção é realmente verdadeira e vantajosa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

4. Pesquise e compare preços

Existem muitos sites especializados em fazer a comparação de preços de um mesmo produto em diferentes lojas, mostrando para você qual a melhor opção de compra. Alguns exemplos são os sites Buscapé, Bondfaro, Shopping UOL e JaCotei. É importante se atentar que em alguns casos os preços dos produtos em uma loja online pode ser mais baratos do que o mesmo produto na mesma loja sendo física. Nem sempre o valor do produto na loja online será a mesma na loja física.  Se optar por compras online, prefira lojas que oferecem frete gratuito. As vezes as promoções são boas e realmente tem um bom desconto, mas o valor do frete alto acaba não compensando. Fique de olho em promoções que oferecem frete grátis para sua região. Também prefira comprar os presentes juntos na mesma compra, assim você so precisará pagar apenas um frete, gerando mais economomia.

5. Faça você mesmo

Imagem de Michael Schwarzenberger por Pixabay

Imagem de Michael Schwarzenberger por Pixabay 

Talvez a solução mais barata para economizar no final do ano seja usar sua criatividade. Veja vídeos e tutoriais na internet que ensinam a fazer seu próprio presente. Use suas habilidades naturais. Se você sabe costurar e tem aqueles tecidos já comprados em casa, que tal fazer uma roupa para dar de presente? Se você gosta de plantas, que tal fazer um lindo arranjo com mudinhas do seu jardim? Se você é marceneiro, que tal fazer algo com as próprias mãos para dar de presente?  Presentes desse tipo são personalizados e cheios de charme, e o presenteado ficará lisongeado de saber que você dedicou do seu tempo fazendo tudo a mão com todo carinho, e não simplesmente compou friamente a primeira coisa que viu pela frente em uma loja. Mas tenha cuidado para não ser desleixado ,repassar presentes e dar coisas usadas. Faça algo bonito e de bom gosto.

 

Siga-nos no Instagram: Conexão Economia


COMPARTILHAR NO WHATSAPP