Imagem de Bruno /Germany por Pixabay
Todo início de ano é marcado por um gasto que pesa no bolso de quem é pai ou mãe e tem filhos em idade de estudar: A compra do material escolar. Se tiverem mais de um filho em idade escolar os gastos aumentam ainda mais! Os pais e responsáveis sabem da importância de suprir tudo que seus filhos precisam para aproveitar ao máximo o ensino no novo ano letivo e ter um bom desempenho na escola. Com algumas dicas simples, é possível fazer isso sem iniciar o ano já fazendo uma grande dívida.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Você sabia que existem algumas armadilhas feitas especialmente para que você gaste muito mais do que é realmente necessário? Já parou para analisar se a lista de material escolar pedido pela esola do seu filho é abusiva? Sabia que existem maneiras práticas de economizar e ainda ensinar seus filhos sobre a importância da responsabilidade financeira? É importante estar atento, por isso o Conexão Economia preparou algumas dicas que vão te ajudar.
1. Analise a lista do material escolar
Em algumas escolas, os pais recebem uma lista com todos os materiais escolares que seus filhos usarão durante o ano letivo. Antes de ir as compras, verifique cada item da lista, e se caso aparecerem produtos de uso comum como produtos de higiene, limpeza ou de uso na área administrativa, questione na hora. A lei Federal n. 12.886 de novembro de 2013 proíbe os estabelecimentos de ensino de exigirem dos alunos a entrega de determinados itens ou cobrar por eles. Muitos deles são de uso coletivo e, por isso, cabe a escola providenciá-los.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Alguns produtos proíbidos são: Álcool, álcool gel, Agenda escolar específica da escola, algodão, canetas para lousa, clips, cola para isopor, copos descatáveis, papel higiênico, fita adesiva, giz de cera branco ou colorido, garrafa para água, grampedor e grampos, isopor, lenços descartáveis, material de escritório, material de limpeza, pincéis, tintas, pratos descartáveis, TNT, entre outros.
E quanto a compra, a escola até pode sugerir um estabelecimento, livraria e papelaria onde os pais possam realizar a compras dos materiais escolares, mas não podem exigir que você compre os materiais escolares em um determinado estabelecimento. Você tem direito e liberdade de pesquisar e comparar os preços em diferentes lugares, e optar por onde achar melhor.
Caso a escola seja pública e não forneca a lista, os pais mesmo podem criá-la com base nas necessidades de cada série. Nesse caso, uma dica importante é conversar com os professores para saber do que seus filhos prisarão.
2. Prefira pagamento à vista
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Muitas vezes a compra do material escolar pode pesar no bolso dos pais, especialmente se tiverem mais de um filho em idade escolar. Por isso, os pais estão sempre procurando meios de economizar com essas compras, e uma boa opção pode ser o pagamento a vista.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Como sabemos que geralmente esse é um gasto de início de ano, seria interessante fazer uma reserva financeira nos últimos meses do ano para essa finalidade. Assim quando chegar a hora das compras, você terá uma quantia em dinheiro para fazer o pagamento a vista. Negocie descontos ou melhores condições de pagamento na papelaria. Os descontos para compra a vista costumam ser bem vantajosos.
3. Pesquise, Pesquise e Pesquise
Antes de decidir onde fazer suas compras, pesquise bem e compare os preços em diferentes papelarias e livrarias. Não caia na armadilha de comprar na primeira papelaria que você entrar ou naquela mais próxima da sua casa.
Existem variações muito grandes de preços de um mesmo produtos em um local e outro diferente. Então tire tempo para comparar os preços. Caso você decida fazer as compras online, utiliza sites especializados na comparação de preços como o Zoom ou Buscapé.
4. Deixe as crianças em casa
Quem nunca foi as compras do material escolar com os filhos e a cada corredor que passava na papelaria não ouvia: &Mamãe, eu quero ? Papai eu quero?& As papelarias estão cheias de armadilhas para que os pais comprem mais do que o necessário. Em geral, materiais com personagens de desenhos ou de famosos influenciadores digitais infantis ficam bem a vista das crianças, já para que elas peçam mesmo e queiram aquele produto de qualquer jeito. É mamãe eu quero pra cá , mamãe eu quero pra lá... Isso faz com que os pais comprem materiais que não são essenciais, exatamente o que as lojas querem. Por isso, tente ir as compras sem as crianças e compre apenas o material escolar que estiver na lista. Mas se você levar seus filhos, saiba que precisará ser firme com eles para não extrapolar o orçamento.
5. Reaproveite o que puder
Imagem de Vinicius Imbroisi por Pixabay
Muitos pais costumam verificar o que os filhos ainda tem no estojo e na bolsa antes de ir as compras. Muitos materiais usados nos ano passado podem ser reaproveitados. Por exemplo, se a mochila, estojos, réguas e tesouras estiverem em bom estado de conservação, reaproveite-os para serem usados no novo ano letivo.
É verdade que geralmente as crianças gostam de iniciar o ano com tudo novinho em folha. Mas ao fazer o reuso de materiais escolares, você estará ensinando uma lição prática aos seus filhos e que será muito útil para eles pelo resto de suas vidas: A responsabilidade financeira. Seus filhos vão aprender com o tempo que para tudo nessa vida é importante ter organização e se tornarão adultos que usarão seu dinheiro com mais critério e responsabildade.
O mesmo se aplica para livros didáticos, quando se tem filhos com idades próximas. Pode ser que o mais novo possa usar o livro do mais velho. Par isso encape os livros dos seus filhos, para que ele se converse novo por mais tempo e incentive seus filhos a fazerem anotações com grafite que poderão ser apagadas para que o livro seja reutilizado.
Verifique junto com a escola se os livros serão trocados. Algumas escolas trocam os livros todos os anos, enquanto outras passam mais tempo usando o mesmo livro em cada série de ensino. Se realmente for necessário comprar novos livros, proure por livros usados em sebos que estiverem em boas condições de uso. Além de ser uma prática sustentável, costuma sair bem mais barato.
6. Compre em atacado
Geralmente compras feitas em atacado costumam ter bons descontos, e os preços costumam ser bem mais atrativos. Por comprar em grande quantidade você consegue bons preços e ainda faz um pequeno estoque em casa para ir repondo o material que seu filho for precisando e que for acabando ao longo do ano.
Se possível junte outros pais para fazerem a compra junto com você e dividir os materiais, assim todos vão economizar. Lojas de atacado são os melhores lugares para você comprar produtos que praticamente qualquer criança de todas as idades vão precisar, como canetas, lápis e borrachas.