Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
São muitas opções de empréstimos disponíveis no mercado para quem é MEI ( Microempreendedor Individual). Por isso antes de tudo se torna necessário fazer uma pesquisa para saber qual se encaixa melhor na sua situação e melhor atende suas necessidades.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Embora exista linhas específicas para o MEI, o crédito não é garantido nem automático. Dependendo da política da instituição financeira escolhida, ese crédito pode ser ou não aprovado, visto que cada uma tem suas próprias regras. Mas se não for aprovado, você ainda pode tentar em outra instituição financeira e conseguir.
Muitos bancos, fintechs e financeiras possuem condições diferentes, exigências, parcelas e taxas de juros. Além de formalizar sua atividade, possuir um CPNJ como MEI lhe dá acesso à algumas vantagens, como maior facilidade para conseguir crédito junto aos bancos e instituições financeiras com condições especiais.
Apesar de muitas instituições financeiras não trabalharem com empréstimo para MEI, muitas pessoas utilizam o empréstimo pessoal para abrir pequenos negócios. Em alguns casos, quem oferece o recurso pede que se comprove que o dinheiro será usado para as atividades da sua empresa.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além de atender aos requisitos estabelecidos pela instituição financeira, também é necessário ter seu CNPJ MEI legalizado e em dia com o governo, principalmente com os impostos em dia. Antes de solicitar uma análise de crédito MEI para conseguir um empréstimo, verifique a situação do do CPF do sócio da microempresa. CPFs com histórico problemáticos dificulta a aprovação de crédito.
Os bancos tradicionais são os principais ofertadores de crédito para os MEIs. Mas também são os mais exigentes. Também avalie a possibilidade de se solicitar um empréstimo online, que em geral tem menos burocracia além de taxas e juros menores. Mas sempre procure por instituições financeiras regularizadas pelo Banco Central.
Ao disponibilizar um empréstimo, a análise de crédito e o cálculo de taxas de juros dependem de algumas informações disponibilizadas por você, como valor pedido, em quantas parcelas ele será quitado e alguns dados pessoais. Dependendo da política da instituição financeira escolhida ese crédito pode ser ou não aprovado, visto que cada uma tem suas próprias regras. Mas se não for aprovado, você ainda pode tentar em outra instituição financeira e conseguir.
Quanto ao valor que se pode conseguir em um empréstimo, na maioria das instituições financeiras o crédito oferecido para o MEI não costuma ultrapassar R$ 20 mil. Existe a possibilidade de solicitar valores mais altos, mas nesses casos, pode haver a exigência de garantias, como um veículo, um imóvel ou valores a serem recebidos de vendas futuras de cartão de crédito, por exemplo. Caso haja a inadimplência por parte da MEI, a financeira pode executar as garantias, e ficar de posse dos bens. O valor também pode variar se aquele é o primeiro empréstimo que está sendo adquirido com aquele banco ou instituição.
Quando concedido o empréstimo, este deve ser pago pontualmente sem atrasos. O não pagamento das parcelas pode ter consequências legais como a inclusão do nome da empresa nos cadastros dos órgãos de proteção ao crédito, o protesto de títulos e o ajuizamento de ações de cobrança.