--->
Saiba
Conheça os 6 investimentos para começar com apenas 100 reais
Apenas 35% costumam poupar habitualmente, sendo que 28% afirma guardar o que sobra do orçamento e 7% estipula um valor a ser poupado

Publicado em 16/12/2021 08:24

Foto/Reprodução


Do Financeone - Investimentos para começar com 100 reais existem e não são poucos. Na prática, há alternativas para todos os bolsos e gostos. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 58% dos brasileiros não têm nenhum tipo de investimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além disso, dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) comprovam que poupar não é um hábito do brasileiro.

Apenas 35% costumam poupar habitualmente, sendo que 28% afirma guardar o que sobra do orçamento e 7% estipula um valor a ser poupado.

Outro levantamento feito pelo Instituto Axxus, em parceria com a Unicamp e a Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), aponta que 80% dos trabalhadores brasileiros não conseguem poupar.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Portanto, não realizam nenhuma forma de investimento. Enquanto outros 20% aplicam em algum fundo mensalmente, ou apenas quando sobra dinheiro no fim do mês.

Se você quer sair dessas estatísticas, confira a seguir opções de investimentos que cabem no seu bolso!

Investimentos para começar com 100 reais

1 – Poupança

A tradicional caderneta de poupança é um dos investimentos para começar com 100 reais. Nela, não existe um valor mínimo. Ou seja, com qualquer quantia é possível aplicar.

Para iniciar a aplicação, basta transferir o dinheiro da conta corrente para a conta poupança no seu banco. O produto não tem prazo de vencimento, carência e nem cobrança de IR.

Mas não se engane: existem outras opções de investimentos para começar com 100 reais que são igualmente acessíveis, porém mais rentáveis.

Apesar disso, dados da CNDL e do SPC Brasil mostram que 60% dos brasileiros costumam guardar dinheiro na poupança. Questionados, 30% dos entrevistados alegam desconhecimento sobre o que fazer para investir em outras modalidades.

É importante frisar que desde 2012, a rentabilidade da poupança está ligada ao desempenho da taxa Selic. Dessa forma, a regra da rentabilidade da poupança é a seguinte:

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Quando a Taxa Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano a poupança rende 70% da Selic mais TR;
  • Quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano a poupança rende 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR).

É importante ressaltar que a taxa referencial se encontra zerada, por isso, atualmente a poupança rende 70% da taxa Selic.

2 – Títulos públicos do Tesouro Direto

Os títulos públicos do Tesouro Direto estão entre os investimentos para começar com 100 reais mais acessíveis do mercado.

Na verdade, com apenas 30 reais já é possível investir em algum dos papéis disponíveis.

7 Sinais que indicam que sua relação com o dinheiro não é nada boa

Além disso, é simples de aplicar. Qualquer pessoa com CPF e uma conta em uma corretora de investimentos pode começar.

No Tesouro Direto são disponibilizados três tipos de papéis:

– Selic – o rendimento segue a variação da taxa básica de juros da economia;
– Prefixado – a rentabilidade é definida no momento da aplicação, portanto, prefixada;
– IPCA – a remuneração é formada pela variação do IPCA no período mais a taxa de juros do momento da compra do título.

A aplicação fechou o ano de 2020 com 1.443.685 investidores, o que representa um crescimento de 20,19% em relação ao fim de 2019. Além disso, as vendas desse título totalizaram R$11,47 bilhões em 2020.

3 – Fundos de investimento

Assim como poupança e títulos públicos, os fundos de investimentos são uma aplicação acessível, com opções para todos os bolsos.

Claro que há fundos que permitem somente aportes mais altos. No entanto, cada vez mais é um dos investimentos para começar com 100 reais.

Os fundos são aplicações de um conjunto de investidores, chamados de cotistas. Eles passam para o gestor a responsabilidade de escolher o conjunto de ativos para se obter retornos positivos nos investimentos. Os tipos:

– Curto prazo – títulos com vencimento menor do que um ano, o que garante baixo risco e alta liquidez;
– Renda fixa – aplicação de capitais em títulos de renda fixa, sejam públicos ou privados;
– Ações – ao menos, são necessários 67% dos recursos aplicados na bolsa de valores;
– Multimercados – misto de investimentos, como ações, renda fixa e imobiliário.

4 – CDB

Sigla para Certificado de Depósito Bancário, o CDB. Ele é um dos investimentos mais populares entre os brasileiros, ao lado da poupança e dos fundos.

O CDB nada mais é que um título emitido pelos bancos para captar recursos. Portanto, mais uma opção de investimento para começar com 100 reais.

Na prática, você “empresta” dinheiro aos bancos que, em contrapartida, devolvem a quantia aplicada com uma remuneração, conforme o prazo do vencimento do título.

Encontra-se esse tipo de aplicação nos grandes bancos. Entretanto, também em instituições financeiras de pequeno e médio porte.

O valor mínimo para investir muda conforme a instituição financeira. Mais uma vez vale a regra de pesquisar bastante antes de aplicar!

Normalmente, em bancos de médio ou pequeno porte, dá para encontrar CDB com aplicação inicial de 100 reais.

5 – Ações

Investir em ações também não é algo apenas para quem tem muito dinheiro. Não há um valor mínimo para fazer a aplicação.

É possível investir em papéis de empresas na bolsa por dois caminhos.

Um deles é comprar as ações diretamente, escolhendo uma a uma, tarefa que exige bastante pesquisa. O outro é investir por meio de um fundo de ações.

No primeiro caso, é importante conhecer a empresa na qual vai investir, o histórico dela, o desempenho do setor no qual ela atua, entre outras variáveis.

No caso dos fundos de ações, você compra um produto com uma cesta com diferentes papéis e não precisa se preocupar em escolher as ações, por exemplo.

6 – Fundos Imobiliários

Os fundos imobiliários são investimentos de renda variável. Sendo assim, possuem algum tipo de risco envolvido e não é possível saber quanto você irá resgatar. Além disso, ele não é recomendado para os investidores iniciantes.

Esse tipo de aplicação pode ser interessante para quem deseja viver de renda, já que é possível realizar a distribuição dos lucros entre os investidores. E o melhor é a possibilidade de começar a investir com somente R$100. 

Além disso, existem vários tipos de investimentos de fundos imobiliários que possuem contas abaixo desse valor. O que acaba permitindo que o investidor compre mais de uma cota.

Independente de qual investimento você escolha para começar a aplicar o seu dinheiro, não se esqueça de diversificar a sua carteira de investimentos. Essa é uma forma de minimizar os riscos de quem investe em renda variável.

É possível investir pouco dinheiro e ganhar muito?

É comum que o investidor iniciante tenha o sonho de investir pouco e conseguir sua independência financeira rapidamente. Algumas empresas abordam esse sonho com propagandas em que pessoas com poucos recursos conseguiram grandes somas.

Entretanto, é necessário que o investidor, principalmente o iniciante, queira poupar e conseguir o máximo de rendimento com suas aplicações de maneira inteligente.

Ou seja, sem esperar ganhar grandes somas. Caso contrário, ele pode ser levado a fazer aplicações que envolvam alto risco e perder todo o investimento.

Da mesma forma, é interessante diversificar as aplicações, garantindo que caso uma escolha não seja bem-sucedida, você ainda estará tranquilo.

Em momentos de crises político-econômicas em que os investimentos se tornam mais arriscados, uma opção vem ganhando cada vez mais espaço entre os brasileiros: as criptomoedas.

+ Depois do Bitcoin, quais as melhores criptomoedas para investir?


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->