Do Financeone - As moedas digitais são os investimentos da moda. Chegou-se a falar inclusive da bolha da Bitcoin, mas até agora permanece em alta. É por isso que a oferta de cursos de criptomoedas chegou até mesmo a universidades brasileiras e do mundo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Bitcoin, Ethereum, Dogecoin, Litecoin, BNB, Ripple… se você ouviu falar desses termos e quer investir em criptomoedas, é hora de começar a estudar o assunto.
As moedas digitais já estão invadindo as salas de aula para educar futuros investidores e especialistas no assunto.
A prova disso é que uma das instituições mais renomadas do mundo, a Universidade de Princeton, entrou na onda e lançou um curso sobre o tema, através da plataforma Coursera.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quer ficar por dentro do assunto? Vamos listar a seguir uma série de opções de cursos de criptomoedas para você entender sobre o assunto.
Em primeiro lugar, o assunto Tecnologias de Bitcoin e Criptomoedas já chegou a ser o mais buscado para especialistas da área de Serviços Financeiros.
O curso da Universidade de Princeton é ministrado por Arvind Narayanan, professor associado de Ciências da Computação.
O idioma do curso é Inglês.
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro iniciou em maio um curso de Operador de Criptomoedas. É uma extensão com carga horária de 21 horas.
Além disso, de acordo com a página da PUC, alguns dos temas abordados nessa formação serão:
Até o momento, não existem turmas abertas para esse mês. Mas é possível se inscrever em um cadastro de interessados.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Assim, você será notificado quando houver abertura de turmas.
Assim como a Coursera, a plataforma de educação online Descola também lançou um curso no assunto moedas digitais.
O curso “Bitcoin – Descomplicando a criptomoeda” é ministrado por Gabriel Aleixo, cofundador da A-Star Labs e do Infochain.
Nesse sentido, a ideia desse curso é justamente explicar esse tipo de investimento para quem quer começar a aplicar nesse ativo.
O curso totalmente online na plataforma Descola é composto por aproximadamente 2h30 de vídeo aulas, em pequenos capítulos de cerca de sete minutos cada.
Além dos vídeos, há também materiais de apoio. André Tanesi, CEO da Descola, explica:
“Nosso objetivo é que os alunos possam entender com o que estão lidando, para que o risco seja o menor possível. Durante o curso, o professor passa por todo o processo de surgimento das criptomoedas, compartilhando conhecimento sobre as bases que sustentam esse investimento para que, ao final, todos estejam aptos a iniciar a compra dos primeiros Bitcoins com segurança.”
A Faculdade de Informática e Administração Paulista promove o curso “Cryptocurrency & Smart Contracts: the next revolution”. Ele possui duração de seis horas.
Nem sempre há turmas abertas. No entanto, é possível ativar uma notificação para quando houver.
Dentro desse curso, os alunos têm acesso aos seguintes conteúdos:
Não são só em cursos rápidos que os temas envolvendo as criptomoedas são abordados. O Mestrado Profissional em Economia – ênfase Engenharia Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Esse é um curso stricto sensu da Escola de Economia de São Paulo. Como resultado, existem duas ênfases nesse programa de mestrado.
Uma em Data Science (Ciência de Dados) em Finanças, com o objetivo de explorar a Ciência de Dados, com foco em aplicações em finanças.
A ideia é que o profissional seja capacitado a conduzir o desenvolvimento, a implantação e a entrega de soluções de problemas de negócio.
A segunda ênfase é em Cryptofinance (Criptofinanças). Por fim, a pesquisa é voltada a quem quer entender as novas tecnologias de criptofinanças.
Além disso, ajuda a aprofundar os conhecimentos nessa nova opção de negócios que vem revolucionando o mercado financeiro e de capitais.
Augusto Backes é investidor no mercado de criptomoedas há mais de 5 anos. Pensando em transmitir seus aprendizados para um público interessado, criou o curso Mestres do Bitcoin.
Nele, o estudante aprende a operar com a moeda digital, além de ter acesso a outros tipos, como Ethereum e Cardano, além de conhecer outras DeFi.
O curso pode ser adquirido pela plataforma Hotmart e você pode fazê-lo onde quiser, pois o conteúdo é disponibilizado em um ambiente virtual.
Por fim, salientamos que independente do curso, o ideal é se especializar antes de se aventurar em um mercado tão volátil. Sendo assim, é importante que encontre uma modalidade que agrade e faça um uso produtivo dos aprendizados. Bons estudos!