Do Financeone - Você quer saber como o MEI comprova renda? Se a sua resposta foi sim, então está no lugar certo. Após se formalizar como microempreendedor individual é normal que algumas questões surjam, tais como: solicitar um empréstimo, precisar alugar um imóvel ou até mesmo abrir uma conta bancária.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas como fazer um comprovante de renda MEI? Vamos explicar como tirar uma comprovação de renda sendo um microempreendedor. Continue a leitura para saber mais!
É comum encontrar pessoas que não saibam da importância de comprovarem a renda como MEI. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe porque nós iremos te explicar tudo!
O principal ponto é que a comprovação de renda ajuda a garantir para o banco a sua capacidade de arcar com os seus compromissos, sejam eles quais forem, como empréstimos, financiamento, cartões de crédito, entre outros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
E para quem não sabe, no mercado financeiro, existe uma regra de que uma pessoa não pode ter mais do que 30% da sua renda comprometida em um financiamento.
Sendo assim, a instituição financeira consulta a sua renda para saber se ele vai conseguir pagar as contas e honrar com os compromissos feitos com o banco.
Além de ter o CNPJ, o microempreendedor individual também garante outros benefícios.
Algumas dessas vantagens são: ampliar as formas de pagamento e recebimento, maior chance de conseguir um empréstimo, emissão de notas fiscais, contribuição para o INSS de forma simples, entre outras vantagens.
No entanto, para conseguir um empréstimo, por exemplo, é necessário a comprovação de renda. A seguir, vamos listar quatro formas para demonstrar os rendimentos.
O MEI comprova sua renda através do extrato da conta bancária.
Em muitos casos, o microempreendedor precisa de um extrato completo com a movimentação bancária dos últimos três meses. Eles podem ser de contas corrente, salário e até conta poupança.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
+ Confira as vantagens de abrir MEI para motoristas de aplicativos
Extratos de movimentações de investimentos também podem ser anexados. No entanto, a assinatura do seu gerente oferece maior validade que um extrato bancário obtido diretamente de um caixa eletrônico ou da internet.
A sigla Decore significa Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos.
Esse documento só pode ser elaborado e emitido por contadores. Ele sempre se baseia em outros documentos que comprovem oficialmente a renda.
Por exemplo, alguns desses documentos para MEIs podem ser:
O microempreendedor comprova sua renda com o documento. No entanto, vale ressaltar que ele deve ser feito por um contador devidamente registrado e cadastrado no Conselho Regional de Contabilidade.
O Imposto de Renda é um documento oficial do empreendedor para comprovar os rendimentos e demais aspectos da sua vida financeira junto à Receita Federal. Portanto, sempre é aceito para comprovação de renda.
Porém, existe o fato de que a declaração apenas serve para comprovação de dados dos meses do último ano finalizado. Por isso, não é raro que empresas solicitem documentos adicionais, de períodos mais recentes para a comprovação.
Por exemplo, se o empreendedor busca um crédito durante o mês de novembro, o imposto de renda não comprova seus rendimentos dos últimos 10 meses.
Afinal, eles podem ter mudado bastante para mais ou menos. Então é possível que informações dos últimos três meses sejam comprovadas separadamente.
Sendo prestador de serviço, o MEI pode usar seus contratos na comprovação de rendimentos. No entanto, desde que a instituição aceite-os para a finalidade.
Muitas vezes, os contratos são aceitos junto a outros documentos. Assim, servirão na análise para um cruzamento de dados e melhor observação da movimentação demonstrada pelo empreendedor.
Um fator importante para ajudar em como o MEI comprovar renda é não ter o nome constando em cadastros de proteção ao crédito, como é o caso do Serasa e do SPC.
Afinal de contas, dificilmente alguém concederia um empréstimo em valor alto ou alugaria um imóvel para alguém que possui restrições ao crédito.
Mas esse não é o único benefício. Ter o nome limpo na praça traz também outras vantagens.
Algumas delas são: regalias na hora de alugar um imóvel, cadastro positivo em dia, facilidade para emitir cheques, fazer financiamentos etc.
Ou seja, ter o nome limpo é fundamental para quem precisa, além da comprovação de renda, de crédito.
Portanto, busque sempre garantir que o seu nome não esteja sujo. Para isso, planeje bem os seus gastos, tenha um controle financeiro e evite acumular dívidas.