Imagem de mohamed Hassan por Pixabay
Existem muitos profissionais na faixa etária dos 50 anos que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Se esse for seu caso, não se desanime. Existem coisas que podem ser aperfeiçoadas para lhe ajudar nesse sentido, e se você souber usar sua a idade a seu favor, ela pode mais lhe ajudar do que atrapalhar. Além de capacitação a experiência também é muito importante na hora de assumir uma vaga. Se atente a 8 coisas que podem fazer toda diferença na sua busca por emprego no mercado.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
1. Atualize seus conhecimentos em tecnologia
Atualmente a tecnologia está presente na maior parte das profissões, e visto que nesse meio sempre surge novidade e atualizações é muito importante acompanhar o passo da tecnolia para não ficar pra trás. A dificuldade em lidar com a tecnologia é uma das causas mais frequentes de reclamações entre os profissionais com mais de 50 anos. Se você se sente deslocado na frente de um computador, smartfone e assim por diante, procure se aperfeiçoar. Faça cursos na área e peça ajuda aos membros mais novos da sua família.
2. Faça Networking
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Network é um termo que vem do inglês que significa rede de relacionamentos ou de contato. Networking trata-se da atividade de cultivar uma rede de pessoas que trocam informações e conhecimento entre si. Isso é muito importante para sua carreira, afinal sempre temos o que aprender com alguém e algum valor para agregar a outros. Quanto mais pessoas da sua área você tiver contato, maiores as chances de conseguir oportunidades de entrevistas e trabalho. Esteja sempre aberto a conhecer novas pessoas que poderão abrir novos caminhos.
3. Procure por vagas na internet
Atualmente, existe um site especializado em vagas para pessoas com mais de 50 anos. O site Maturijobs tem como missão oferecer vagas para os mais maduros. Outra opção é o Jooble , uma ferramenta de busca por empregos, que oferece um filtro baseado na faixa etária. Como as vagas estão sempre mudando, sendo preenchidas e surgindo novas, tenha o hábito de olhar esses sites todos os dias para não perder uma boa oportunidade.
4. Cuide da saúde
É muito importante estar com os cuidados com a saúde em dia. Muitas vagas de emprego são assumidas por pessoas que tem uma saúde em boa condição, visto que isso dá mais segurança ao empregador de que o funcionário desempenhará bem sua função se este não tiver impedimentos com a saúde. Se você tem um problema de saúde persistente, procure por tratamento e ajuda médica. Mas em geral, evite hábitos que prejudicam sua saúde e afetam sua disposição como beber em excesso, fumar, usar drogas ilícitas e o sedentarismo.
5. Procure por um serviço de outplacement
Outplacement é um processo que procura ajudar o funcionário demitido a se recolocar mais rapidamente no mercado de trabalho, orientando essa pessoa durante o período. Esse recurso contribui no apoio, aconselhamento e estímulo para o profissional com mais de 50 anos. Uma empresa de outplacement irá montar um programa de recolocação profissional sob medida para você. A preparação para entrevista e dinâmicas de grupo são responsabilidades de uma empresa de outplacement. Procure por empresas sérias, com um bom histórico e confiáveis.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
6. Abra seu próprio negócio
Uma alternativa é ser seu próprio chefe na sua própria empresa. Ela pode começar como um pequeno negócio e aos poucos ir se estruturando. Use a experiência adquirida em todos seus anos como profissional. Abra um negócio na sua área se quiser se sentir mais seguro, mas se seu estilo for de alguém ousado amplie seus horizontes e experimente novos rumos. Não existe idade para começar seu próprio empreendimento, nunca é tarde demais.
7. Controle a ansiedade
Sabemos o quanto deve ser difícil controlar a ansiedade, especialmente se você já esta na busca por um novo emprego a bastante tempo. Mas a ansiedade pode prejudicar sua carreira e até mesmo acabar com uma proposta de emprego, uma entrevista, boas relações profissionais e com um novo negócio. Se for o caso, aceite propostas de emprego temporários e espere com paciência aquela vaga que você quer. O importante é se manter ativo. Lembre-se que mesmo em um emprego temporário existe a possibilidade de ele se tornar permamente com um bom desempenho seu.
8. Renove seu currículo
Pesquise e procure por ajuda na hora de renovar seu currículo. Evite usar modelos antigos que tenham por exemplo folha de rosto no inicio ou cartas de apresentação impressas. Esses recursos não são mais usados, a menos que a empresa peça por eles. Outra recomendações é que limite o currículo a duas páginas, mesmo que tenha muita experiência para contar. Experiências muito antigas, que possivelmente não agregam valor atualmente, devem ser cortadas. Se houver oportunidade e for apropriado, cite-as durante a entrevista, mas não as coloque no currículo. Procure enfatizar as habilidades comportamentais que são típicas de pessoas mais maduras, como bom relacionamento interpessoal, paciência, tranquilidade, pontualidade, comprometimento, entre outras.