--->
Saiba
Chave Pix: atenção para os cuidados que você deve ter ao compartilhar a sua
o problema é que muitos utilizam uma chave Pix com dados sensíveis como o CPF, facilitando a aplicação de golpes de pessoas mal intencionadas

Publicado em 24/01/2022 16:43

Foto/Reprodução


Do Financeone - Nos últimos tempos, viralizou nas redes sociais uma espécie de corrente em que os internautas compartilhavam sua chave Pix para os seguidores na intenção de receber uma transação bancária inesperada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No entanto, o problema é que muitos utilizam uma chave Pix com dados sensíveis como o CPF, facilitando a aplicação de golpes de pessoas mal intencionadas.

Ainda assim, mesmo que você não utilize o CPF como chave para transações instantâneas, é necessário ter muita cautela. Na última sexta-feira (21), o Banco Central informou o vazamento de 160 mil chaves Pix por parte de uma instituição financeira.

Por isso, é extremamente necessário tomar muito cuidado com tudo aquilo que é compartilhado na internet. Confira agora os cuidados que você precisa ter ao compartilhar sua chave Pix!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Segurança do Pix:

Apesar de todos os problemas como o vazamento de dados ou a aplicação de golpes, o Pix é sim uma alternativa segura para transações.

Instituído pelo Banco Central, a maior autoridade financeira do país, o Pix vem implementando medidas para evitar a aplicação de golpes e fraudes envolvendo essa tecnologia.

Entre elas, podemos citar a limitação de transferências entre às 20h e às 6h da manhã. O sistema de pagamentos passou a registrar a ocorrência de golpes como o sequestro relâmpago, que por sua vez pedia por valores altos.

Agora, as transações que ocorrem dentro desse horário estão limitadas ao valor de R$1.000, independente de quantas pessoas sejam. A medida também vale para microempreendedores individuais.

Além disso, o próprio Pix possui camadas de autenticação e criptografia para proteger o sistema. Fora as instituições financeiras que o adotaram que também precisaram implementar mecanismos de segurança para o uso da tecnologia.

Contudo, mesmo que o Banco Central e as instituições financeiras colaborem para que o Pix não se torne um ambiente vulnerável, cabe também ao usuário a proteção de seus dados, assim como de sua chave Pix.

Quais são as principais medidas de segurança para adotar com a chave Pix?

Se você quer proteger a sua chave Pix, porém não sabe por onde começar, continue a leitura. Vamos mostrar medidas simples mas que fazem bastante diferença!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

  • Não compartilhe sua chave Pix: em primeiro lugar, comece pelo óbvio que é não compartilhar sua chave Pix publicamente. E essa é uma dica que não vale apenas para o Pix. Através de determinadas informações é possível saber tudo a respeito de outra pessoa, então busque preservar ao máximo seus dados pessoais sigilosos.
  • Tome cuidado com phishing: outra maneira comum de cair em golpes é através do phishing. Essa é uma prática que simula canais oficiais de instituições bancárias, lojas e outros locais de compra, fazendo assim com que o usuário caia em fraudes. Por isso, é necessário se atentar sempre ao site, aplicativo e até mesmo as mensagens de SMS e WhatsApp.

Qual a melhor chave Pix para ser compartilhada?

Caso você precise realizar uma exposição da sua chave Pix (como em campanhas de crowdfunding, por exemplo) o ideal é que você opte pela chave aleatória do Pix.

A chave aleatória é uma sequência de letras e números que compõem o Pix de uma pessoa. Cada pessoa que opta pela chave aleatória recebe um código diferente, sendo assim uma opção mais segura para os usuários.

No entanto, a recomendação do Banco Central é de que os usuários evitem ao máximo expor seus dados. Mesmo com tantas camadas de proteção, ninguém está imune de sofrer um golpe. Por isso, muito cuidado, viu?


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->