Foto/Reprodução
Muitas pessoas têm notado o aumento na conta de luz nos últimos meses e economizar energia se tornou palavra de ordem. Geralmente, a elevação do gasto energético é associada ao verão, mas o tempo frio também pode contribuir para isso.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas existem formas de economizar energia no inverno, basta ter maior atenção às mudanças de hábito que decorrem das temperaturas mais baixas e como elas afetam o nosso bolso.
+ Conheça os 10 aparelhos que mesmo desligados, consomem mais energia
Para ajudar, FinanceOne separou algumas dicas que podem ajudar a próxima conta de luz a ficar um pouco mais barata. Mas antes é importante lembrar que um certo aumento no valor médio do boleto já é esperado.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Isso porque, além das temperaturas amenas, o Brasil passa por uma crise hídrica que afeta diretamente o fornecimento de energia elétrica. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a escassez de chuvas para a geração de energia é a pior em 91 anos.
O resultado disso foi o aumento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 da conta de luz, anunciado no final de junho. A cobrança passou de R$6,24 para R$9,49 a cada 100 kWh consumidos, uma alta de 52%.
Como já mencionado, o aumento do consumo energético no inverno está relacionado com os hábitos que adquirimos nesse período.
Portanto, siga as dicas a seguir e ao final da estação vai notar que conseguiu reduzir o custo da conta de luz.
É tentador aproveitar o tempo frio para passar longos minutos debaixo do chuveiro. Principalmente se a água estiver bem quente. Mas esses dois fatores vão na contramão do objetivo de economizar energia: tempo e temperatura. Quanto mais tempo o chuveiro elétrico estiver funcionando, mais energia vai puxar, obviamente. E quanto mais quente a água estiver, também.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o chuveiro é um dos eletrodomésticos que mais usam energia elétrica.
E usar a potência máxima, com a temperatura regulada no modo inverno, aumenta o gasto em 30%.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Dica bônus: caso seu chuveiro seja muito antigo, considere trocá-lo por um modelo mais novo, com selo A do Procel ou a etiqueta do Inmetro. Isso também pode ajudar a poupar energia.
Seguindo a mesma lógica do chuveiro, sempre que houver mudança de estação é importante checar as temperaturas de outros eletrodomésticos e itens que são usados constantemente.
Os principais são geladeira e freezer. Se as temperaturas estiverem muito baixas no ambiente, eles provavelmente não precisarão estar em sua capacidade máxima para conversar as temperaturas dos alimentos armazenados.
Outro item que merece essa atenção é a torneira. Lavar a louça com água gelada no frio pode ser desafiador, mas não usar a água muito quente por muito tempo ajuda a poupar.
Os aquecedores de ambiente não estão tão presentes na cultura brasileira quanto em outros países. Mas ainda assim é válido mencioná-los, porque as mudanças de temperatura têm tornado esse item cada vez mais presente.
Na primeira semana de julho de 2021, o Mercado Livre teve recorde nas vendas on-line de aquecedores. Foram vendidas 266% unidades a mais em comparação com os sete dias anteriores.
Se comparado com 2020, o aumento foi de 367%. Ou seja, estamos cada vez mais aderindo aos aquecedores para casa. E é aí que entra mais um fator para o aumento no consumo energético durante o inverno.
Você sabia que ele pode ser responsável por até um terço do gasto de eletricidade doméstico? Por isso, evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas enquanto estiver no ambiente.
Segundo a Aneel, o ideal é ligá-lo até o cômodo ficar aquecido e depois desligá-lo. Assim como se pode fazer com o ar-condicionado no verão.
Certifique-se também de que não há corrente de ar no ambiente, para que o aparelho funcione plenamente, sem interferência.
+ 7 Sinais que indicam que sua relação com o dinheiro não é nada boa
Procure usar a lavadora de roupas na capacidade máxima indicada no manual. Sim, isso também vai te ajudar a economizar energia e a poupar água.
Em um cenário ideal, a máquina de lavar tem a capacidade compatível com o tamanho do varal. Afinal, não adianta ter uma lavadora de 10 litros, se só pode estender seis peças de cada vez.
Optar por programas de lavagem mais curtos também ajuda.
Deixe de lado também aquele hábito que muitos brasileiros têm de colocar roupa para secar atrás da geladeira. Além do risco de choques elétricos, isso vai exigir mais dos motores, que não foram feitos para essa finalidade.
Secar os cabelos para sair de casa é especialmente importante durante o inverno. Afinal, ficar muito tempo com os fios molhados e em contato com temperaturas mais baixas pode até mesmo causar um resfriado.
Mas é possível economizar energia no uso de secadores e chapinhas. Para isso, seque bem o cabelo com uma toalha antes de usar secador, chapinha ou babyliss. Mas principalmente o secador.
Busque também não mantê-los ligados na tomada enquanto não estiver usando. Pode não parecer, mas esses aparelhos consomem bastante energia. E reduzir o tempo de uso deles faz toda a diferença.
+ 12 coisas antigas que você pode ter em casa e que valem muito dinheiro
FinanceOne