Da Exame.com - Entre as microfranquias, empreendimentos mais baratos com investimento inicial de até R$ 105 mil, o segmento de alimentação é o segundo maior entre as redes da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Negócios de alimentação passaram de 14,9% para 16,2% do total de microfranquias em 2022, de acordo com pesquisa divulgada nesta semana pela ABF.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O estudo mostra que a participação das microfranquias cresceu 5% e representam 36,9% do total de franquias neste ano. O aumento do número de redes atuantes nesta área coincide com a demanda dos empreendedores. As buscas por 'investimentos de até R$100 mil' são maiores do que outras faixas de investimento. De acordo com o Portal do Franchising, 85% das buscas são por microfranquias.
Por isso, EXAME selecionou algumas opções de franquias do segmento de alimentação para quem quiser aproveitar o bom momento do ramo. Como qualquer empreendimento, o ideal é estudar o mercado e conversar com outros franqueados antes de assinar o contrato.
As informações a seguir foram fornecidas pelas próprias franqueadoras.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Aplicativo da Best Gourmet ClubO aplicativo de assinatura dá acesso ao clube de descontos nos melhores restaurantes das cidades. No início, o negócio era bloco de voucher de descontos e depois foi lançada a versão digital, o APP Best Gourmet Club. A franquia tem baixos custos operacionais, já que não requer aluguel, equipe ou estoque. O negócio possui uma lucratividade escalável que possibilita a previsibilidade de faturamento já que trabalha com assinatura recorrente de clientes. Até hoje já são contabilizados mais de 900 restaurantes parceiros, mais de 30 mil assinaturas, e gerados R$ 1,5 milhão em economia para os clientes, e para os restaurantes parceiros um faturamento médio de R$ 4,5 milhões.
A ideia da franquia de minimercado autônomo é levar praticidade, conveniência, qualidade e segurança por meio de unidade autônoma instalada dentro de condomínios residenciais, empresas, hotéis, clubes, marinas e academias, que opere durante 24 horas por dia, sete dias por semana. O minimercado inteligente é indicado para condomínios a partir de 100-150 apartamentos/casas e demais locais, com fluxo médio diário acima de 500 pessoas.
A maior rede de sorvete na pedra do Brasil foi criada em Catanduva, interior de São Paulo. Há oito anos no mercado, a marca já esta presente em quase todos os estados brasileiros. A microfranquia Ice Express é lançamento no mercado, mas a rede também trabalha com outras formatações.
Criada em 2013, na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, a rede Mr. Fit serve fast-food de alimentação saudável. A empresária Camila Miglhorini fundou a franquia que oferece refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
David Franklin conheceu o poke em uma viagem ao Havaí e se especializou na culinária. Com mais de 1500 combinações, a Menu Poke oferece opções veganas, vegetarianas e que atendem qualquer tipo de intolerância alimentar em um produto modular, montado a partir da escolha de cada cliente. A rede também oferece outros produtos como pratos quentes, pratos exclusivos da marca, sobremesas saudáveis e sucos funcionais.
Franquia de fast-food é especialista em mini coxinhas, mas também comercializa outros produtos como brownie, churros e empanadas e já possui 16 unidades franqueadas. A Coxinha no Pote trabalha com três modelos de negócio: loja de rua, totem e quiosque.
A rede de cafés especiais Sterna Café apresenta Sterna Café Dark Coffee, cozinha a partir de 10m², habilitada para o preparo do menu da rede, sem relacionamento físico com a clientela. O negócio é focado no preparo e entrega, dispensando área para atendimento de salão.
Loja da franquia Casa dos BolosNatural de Ribeirão Preto, mãe e filhos começaram o negócio num pequeno salão no centro da cidade e, com o sucesso da loja, optaram pelo modelo de franquias. Hoje, a Casa de Bolos tem no cardápio mais de 100 sabores, incluindo versões diet, integral, funcional, bolo caseiro no pote e bolos baby. Oferece também tortas, cucas e bolos de aniversário.
Fundada no Brasil em 1996, a marca chegou ao país com a empresária Adriana Auriemo, que conheceu o produto nos Estados Unidos enquanto assistia a um jogo de basquete. Com cerca de 110 quiosques espalhados por todo país, a Nutty Bavarian vende cerca de 30 toneladas de castanhas por mês.
A rede de frozen yogurt e smoothies está lançando o de microfranquia em um formato de carrinho, para ser facilmente instalado sem a necessidade de obras. A franqueadora oferece seu modelo de negócio com todo o know-how desde a sua implantação, com treinamentos, suporte técnico, operacional e de conhecimento administrativo.