--->
Impressionante
[VÍDEO] Vários animais morrem após serem atingidos por descarga elétrica de raio em zona rural da Paraíb
Nenhum trabalhador da propriedade se feriu.

Publicado em 11/04/2024 20:51

Foto/Reprodução


Do Canal Rural - Doze animais morreram após serem atingidos por um raio em uma propriedade localizada na zona rural do município de Ingá, na Paraíba. O acidente ocorreu na tarde da última terça-feira (9).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O proprietário da fazenda, Carlos Ronieiri, contou ao g1 que o raio atingiu a cerca e a descarga elétrica gerada acabou matando quatro vacas e oito bezerros que estavam próximos à cerca. Nenhum trabalhador da propriedade se feriu.

"Ontem, por volta das 15h, o pessoal me ligou, informando que esses 12 animais tinham falecido. Eles mandaram um vídeo e parecia coisa de filme. Foi aquele choque. Mas graças a Deus a vida de todos os trabalhadores foi preservada”, contou Ronieiri.

Os animais restantes foram levados para um curral na propriedade para adaptação. “Alguns bezerros ficaram sem suas mães, então precisamos tomar as providências para que eles não sintam tanto”, diss o proprietário.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira o vídeo dos animais já sem vida:

Como evitar morte de gado por raios

Em entrevista ao Giro do Boi, o chefe do departamento de Engenharia Elétrica e professor da Universidade Federal de Minas Gerais José Osvaldo Saldanha Paulino disse que não há solução que garanta 100% de proteção contra o fenômeno natural.

Contudo, há soluções para amenizar esse risco.

O especialista afirmou que árvores isoladas em uma pastagem são um ponto preferencial para a queda dos raios, por conta da altura elevada na área geralmente descampada. Por conta disso, a instalação de um para-raios, seria ideal.

Além disso, Paulino reforçou que as cercas podem ser elementos perigosos por conta de sua extensão e por serem compostas por fios metálicos, trazendo condições que favorecem a condução de energia.

É possível aproveitar carne de animais atingidos por raio?

De acordo com instrução normativa do Ministério da Agricultura, o produto do processamento de exemplares mortos na propriedade rural não podem ser destinados ao consumo humano nem animal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As carcaças dos animais devem, inclusive, ser queimadas e enterradas, fora das áreas utilizadas para o manejo da exploração pecuária e afastado das demais instalações da propriedade.

É preciso lembrar que o gado morto em decorrência de raio ou de frio pode ficar por horas no campo, longe de condições sanitárias ideais e, portanto, sujeito a contaminações.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->