Mundo
Vídeo: médicos seguram paciente em cirurgia durante terremoto

Publicado em 31/07/2025 14:23

Foto/Reproducao


Do g1 - Médicos da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky enfrentaram um cenário extremo nesta quarta-feira (30), horário local, ao prosseguir com uma cirurgia enquanto um terremoto de magnitude 8,8 atingia a região. No Brasil, o tremor ocorreu na noite de terça-feira (29).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Imagens divulgadas mostram a equipe médica segurando o paciente durante os momentos mais intensos do abalo sísmico. Apesar da força do terremoto, os profissionais não interromperam o procedimento.

O ministro da Saúde local, Oleg Melnikov, destacou a atitude dos médicos em uma publicação nas redes sociais: "Apesar do perigo, os médicos mantiveram a calma e permaneceram com o paciente até o fim". Ele afirmou que a pessoa operada está fora de risco.

O terremoto, com epicentro a cerca de 125 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky e a 19,3 km de profundidade, gerou um tsunami na Península de Kamtchatka. Segundo o governo russo, ondas de até 4 metros foram registradas na costa, e moradores de áreas afetadas começaram a ser retirados. Feridos leves foram relatados, inclusive em um aeroporto local.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Autoridades russas pediram que a população evitasse zonas costeiras. A cidade afetada tem aproximadamente 165 mil habitantes e está localizada no extremo leste do país, região conhecida por sua intensa atividade sísmica por estar dentro do Círculo de Fogo do Pacífico.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP