Foto/Reprodução
Do UOL - Uma mulher de 26 anos e as filhas gêmeas morreram em Sobral, no interior do Ceará. O óbito das bebês foi constatado durante o parto, enquanto a mãe faleceu horas depois. A Polícia Civil apura o caso após a família apontar possível negligência médica.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O que aconteceu:
A jovem Maria Madalena Veras estava grávida de 36 semanas e morreu na última segunda-feira (16).
A mulher foi internada na Santa Casa de Misericórdia de Sobral no dia 7 de outubro, com 34 semanas e cinco dias de gestação, após transferência de outro município. De acordo com a unidade de saúde, havia a suspeita que a gêmeas compartilhavam uma placenta e duas bolsas, sendo que uma das bebês mostrava sinais de crescimento abaixo do esperado para a idade gestacional.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A unidade de saúde informou que em casos como a da gestante, os médicos tentam fazer com que a gravidez chegue até as 36 semanas para evitar o parto prematuro. O hospital alega que Madalena foi internada "imediatamente" quando chegou à unidade hospitalar e submetida a diversos exames para saber da saúde das bebês.
Houve descolamento prematuro da placenta antes da realização da cesariana, que estava com data marcada. O caso "é imprevisível e pode ser perigoso", segundo a unidade.
O óbito das gêmeas foi constatado durante a cesariana, confirmou o hospital ao UOL. A unidade de saúde ressaltou que os batimentos cardíacos dos bebês estavam normais antes do início do parto.
Já a mãe morreu horas após o parto em razão da formação de coágulos sanguíneos decorrentes do descolamento da placenta, que é uma condição grave para as mães. Os coágulos sanguíneos podem "causar problemas respiratórios e choque obstrutivo", explicou o hospital.
"Após o ocorrido, tentamos entrar em contato com a família da paciente, imediatamente, mas não obtivemos sucesso. Só conseguimos localizá-los na manhã seguinte, quando fornecemos todas as informações necessárias", declarou a Santa Casa. No entanto, a família de Madalena contesta essa versão e disse que soube das mortes apenas por terceiros.