Foto/Reproducao
Um recém-nascido que sofreu uma parada cardiorrespiratória ao nascer foi salvo na sexta-feira (21) por uma equipe de profissionais do Hospital Mariano Gayoso Castelo Branco, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, em Teresina.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com a diretora geral do hospital, Luciana Sebim, o caso era extremamente delicado.
O recém-nascido nasceu em estado grave devido à posição pélvica (nasceu sentado) e às duas voltas do cordão umbilical ao redor do pescoço. A equipe se manteve concentrada e, graças aos esforços coordenados, conseguimos reanimá-lo.
"No final, foi um grande alívio ver a felicidade nos rostos dos familiares e profissionais", disse Luciana. Logo após o parto complicado, o bebê foi estabilizado e encaminhado para a Maternidade do Buenos Aires para prosseguir com o tratamento.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para a mãe do bebê e dona de casa, Karine Santana, foi um alívio ver o seu filho chorando. "Na hora que vi meu filho sem acordar, achei que a equipe não ia conseguir, mas quando vi os profissionais agindo e depois ele chorando, fiquei aliviada. Foi muito bom esse atendimento, graças a Deus que deu tudo certo. Eles (profissionais) foram perfeitos", finaliza.
Segundo Paula Oliveira, enfermeira obstetra e coordenadora do Centro de Parto Normal da Maternidade do Buenos Aires, o bebê chegou bem e mamando, graças ao trabalho conjunto dos hospitais e do SAMU na transferência. "A mãe e o bebê foram recebidos pela nossa equipe e estão bem, recebendo os cuidados puerperais e pediátricos necessários. Esse trabalho, incluindo a transferência, foi realizado de forma segura e eficiente, resultando nesse bom desfecho."