--->
Saiba
Dívida com mais de 5 anos não precisa ser paga? Entenda
Depois de 5 anos, o nome fica limpo novamente e a dívida não pode mais ser cobrada na Justiça, segundo a Serasa. Saiba mais

Publicado em 08/08/2022 11:45

Foto/Reprodução


Por mais que as dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos prescrevam em cinco anos, a conta não deixa de existir após esse prazo e a sua vida financeira continua prejudicada.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O tempo máximo que o CPF e o nome do devedor podem ficar negativados é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil. Contudo, os juros da dívida continuam correndo e o banco pode continuar cobrando o devedor pelo resto da vida.

Ademais, ainda que esteja com nome limpo, o devedor pode ficar com ele marcado para sempre, o que pode dificultar ou impedir tentativas futuras de ter acesso a crédito.

A dívida prescreveu, e agora?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Em síntese, o nome fica limpo novamente e a dívida não pode mais ser cobrada na Justiça, segundo a Serasa. Assim, essas situações, que são as consequências mais duras que um inadimplente pode enfrentar, desaparecem após a prescrição.

O banco pode enviar o nome do devedor, a qualquer momento a partir da data do vencimento, para a lista de negativados de birôs de crédito como a Serasa e o SPC Brasil. Dessa forma, o consumidor terá vários problemas, como conseguir empréstimos e contratar um cartão de crédito.

Do Seu Credito Digital


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->