--->
Tire suas dúvidas
Quantas parcelas você pode atrasar no financiamento da casa ou carro? Saiba
Atrasar o pagamento das parcelas do financiamento de um imóvel pode trazer consequências graves, tais como ter o nome no cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa

Publicado em 08/11/2021 11:37

Foto/Reprodução


Assim como todos os demais, quem realiza um financiamento de casa ou de carro não está livre de passar por um imprevisto e ter dificuldade em honrar com as suas contas. Por conta disso, muitas pessoas se perguntam até quantas parcelas é possível atrasar o pagamento sem perder o bem que está sendo comprado. Diante disso, confira abaixo a resposta.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quantas parcelas você pode atrasar no financiamento da casa ou carro?

Atrasar o pagamento das parcelas do financiamento de um imóvel pode trazer consequências graves, tais como ter o nome no cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Já nos casos mais graves, é possível perder a tão sonhada casa própria.

De acordo com a legislação do Brasil, após 3 parcelas em atraso no financiamento imobiliário, a instituição financeira já pode tomar a casa.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No caso de perda de emprego, falecimento ou de doença, o consumidor pode pedir o Fundo Garantidor de Habitação Social (FGHAB), que assegura o pagamento da dívida.

Entretanto, o pedido precisa ser feito já no primeiro mês. Se não for possível solicitar o FGHAB e as parcelas em atraso aumentarem ainda mais, o 1º passo é buscar a instituição financeira para renegociar a dívida. Mostre que, mesmo não tendo condições de pagar, você está preocupado em honrar seus compromissos.

Com relação ao financiamento de um automóvel, o veículo é da financeira enquanto o consumidor não tem a posse direta.

Dessa forma, o próprio veículo é usado como garantia no caso de descumprimento no pagamento das parcelas. Ademais, não existe uma quantidade de parcelas que podem ser atrasadas para que a financeira tome o veículo.

Em suma, o mais comum é que aconteça um período de 3 meses de atraso, até que o banco tente negociar a dívida com o seu cliente. Entretanto, se a negociação não for possível, a instituição deverá, de forma rápida, solicitar o bem de volta.

Do Financeone


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->