--->
Saiba
Exchange: como escolher a melhor plataforma para a compra de moedas digitais
Para evitar riscos, surgiram as exchanges para compra de moedas. Elas copiaram o modelo das corretoras tradicionais, cobrando taxas em troca desse serviço de intermediação e liquidação.

Publicado em 04/08/2022 07:09

Foto/Reprodução


Do Financeone - Antes de escolher uma exchange para compra de moedas digitais, você tem que saber o que é essa plataforma. Essas corretoras facilitam a compra, venda e troca de criptomoedas e tokens.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Você pode se perguntar: tem como fazer isso diretamente com outra pessoa? Sim, é possível, entretanto, é preciso ter confiança no vendedor, em especial quando o envio do valor em moeda fiduciária ou outro criptoativo é feito antecipadamente.

Para evitar riscos, surgiram as exchanges para compra de moedas. Elas copiaram o modelo das corretoras tradicionais, cobrando taxas em troca desse serviço de intermediação e liquidação.

Além dos impostos, há todo um custo jurídico e legal para manter a estrutura necessária para operar de forma idônea, respeitando a legislação vigente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O que são exchanges?

Para quem não conhece, as exchanges ou corretoras de criptoativos funcionam como plataformas eletrônicas que ajudam na compra, venda e troca de moedas digitais e tokens.

Sendo assim, as exchanges encontram compradores e vendedores interessados em realizar as transações. São essas corretoras que dão a garantia de que ambos os lados irão receber o que foi negociado, de forma segura.

E como já foi dito acima, você pode sim comprar diretamente com uma pessoa, sem a necessidade de usar uma exchange. Porém, isso não garante que você não cairá em golpes, que estão cada vez mais comuns no mercado de criptoativos.

Como escolher uma exchange para compra de moedas digitais?

O primeiro passo para escolher uma exchange é pesquisar sua reputação, tempo de atividade e quadro de funcionários.

Outro passo importante é verificar a liquidez, o volume negociado nos principais ativos.

No entanto, é muito comum o cliente inexperiente optar por exchanges com menores taxas e esquecer de levar em conta que durante momentos de grandes oscilações, a cotação tende a ficar muito distante das líderes.

Por fim, lembre-se de verificar com atenção taxas, além de limites para depósitos, saques e transferências. Muitas das vezes, essas informações ficam disponíveis no site da exchange.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quais são as vantagens das exchanges?

Quem decide em investir no mercado de criptoativos usando as exchanges passam a ter diversas vantagens, como:

-> Variedade: maior opções de criptomoedas para você escolher a melhor para o seu investimento;

-> Taxas: os valores das taxas costumam ser menores que as cobradas nos fundos o ETFs;

-> Imposto de Renda: caso você venda menos de R$35 mil em um mês e tenha ganhos, está isento de tributação;

-> Segurança: realizar as transações por meio de uma plataforma, garante que você receberá o seu dinheiro ou as suas moedas digitais;

-> Investimento baixo: você pode começar com pouco e não precisa ser um investidor profissional para conseguir começar a aplicar. Para se ter uma ideia, é possível investir com R$50.

Onde comprar criptomoedas de forma segura?

É possível encontrar várias empresas que fazem essa intermediação de compra e venda de criptomoedas. Portanto, preparamos uma lista contemplando as exchanges para compra de moedas mais conhecidas. São elas:


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->