--->
Olha Isso
De olho no supermercado: Embalagens ficam menores em meio à disparada de preços; saiba identificar abusos
Embalagens ficam menores nos mercados em meio à disparada de preços — Foto: Montagem g1

Publicado em 14/05/2022 17:51

Foto: Montagem/G1


Do G1 - A prática não é nova, mas em tempos de inflação galopante ficou mais evidente nas prateleiras dos mercados e queixas têm se multiplicado na internet. Trata-se da velha tática da indústria de reduzir a embalagem ou o peso dos pacotes, enquanto os preços dos produtos continuam iguais ou até mesmo maiores.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A estratégia para driblar a alta nos preços já ganhou até apelido, "reduflação". Ou seja, a inflação pela redução do peso ou pelo encolhimento dos produtos.

"Embora a prática não seja ilegal, a reduflação é algo que deve ser feito com muitas ressalvas. O consumidor acostumado a comprar um produto pelo mesmo preço pode acabar não percebendo que sua quantidade foi reduzida" afirma Adriano Fonseca, advogado da Proteste Associação de Consumidores.

A prática tem sido observada em alimentos, guloseimas e produtos de limpeza de diversos fabricantes.

7 Sinais que indicam que sua relação com o dinheiro não é nada boa

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entre os exemplos, o biscoito Nesfit com aveia teve redução de peso de 20%; o amendoim crocante Pettiz encolheu de 90g para 70g; o pacote pequeno de cookie Toddy teve redução de 5%; o sabão Omo embalagem econômica diminuiu de 4kg para 3,8kg; e a caixa de fósforos da marca Fiat Lux agora vem com 200 unidades, 40 palitos a menos.

 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->