--->
Descubra
Como saber se seu CPF está sendo usado por outras pessoas? Saiba

Publicado em 11/11/2021 21:22

Foto/Reprodução


Pessoas vêm praticando golpes não é de hoje, mesmo antes da pandemia, já aconteciam o uso de CPFs para ações ilícitas. Mas as coisas se complicaram com os atuais vazamentos de dados, muitos brasileiros caíram nas mãos de malfeitores.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mas como saber se nosso CPF está sendo ou foi usado?

Através do Banco Central (BC), você pode realizar uma consulta para saber se seu documento está sendo usado sem você saber.

A verificação poderá ser feita no Registrado do Banco Central, sistema online que o cidadão pode de maneira rápida e com segurança, ter acesso a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras.

Desta forma, você vai poder verificar contas bancárias abertas, dívidas em aberto ou liquidadas, remessas de dinheiro para o exterior e movimentações em geral. Para isso, basta acessar ao Registrado do Banco Central e selecionar o botão “Acessar o Registrado”, você será direcionado a uma página e nela irá para a conta gov.br.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Também é possível fazer a verificação na mesma página, pelo Serasa. A pesquisa é gratuita. A única exigência na hora da consulta, é a realização de um cadastro.

Na plataforma você vai encontrar uma ferramenta chamada Serasa Antifraude, que tem como missão notificar os consumidores, via e-mail ou SMS casos como:

CPF consultado no momento em que está acontecendo uma compra;
CPF seja verificado na realização de um empréstimo;
CPF utilizado para abrir uma empresa;
Seu nome sendo encaminhado para ser negativado;
Seu nome seja retirado da lista de inadimplência.

Saiba proteger seu CPF

Para que pessoas não apliquem golpes usando o seu CPF, tome algumas medidas de proteção e segurança.
O cidadão não deve fornecer o número do seu CPF para pessoas estranhas e não divulgar o número do documento em redes sociais. Não atrele contas em sites ou lojas por meio de CPF. Somente use esse recurso se for extremamente necessário.

Faça uma consulta periódica do seu CPF no Banco Central e também na Serasa. Evite ser surpreendido com situações complicadas. Fique sempre atento às movimentações realizadas no seu CPF.

Do Jornal Contabil


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->