--->
Fique Atento
Atenção para os erros que podem excluir uma empresa do Simples Nacional
É sempre importante estar atento e procurar realizar quaisquer débitos. Além disso, fique sempre de olho também se a sua atividade ainda é permitida para participar no Simples Nacional

Publicado em 05/11/2021 06:19

Foto/Reprodução


Do Financeone  -   Você sabia que existem diversos erros que podem acabar excluindo a sua empresa do Simples Nacional? Quando isso acontece, é necessário que a instituição entenda o que levou a perder esse regime de tributação. Se você perde o Simples Nacional precisa se adaptar em outro modelo de empresa, e isso gera mais burocracia. Por esse motivo, é importante saber o que pode te levar a perder esse tributo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Dessa forma, é possível evitar futuras dores de cabeça. E quais são esses erros? É o que você vai descobrir durante este artigo!

Simples Nacional: o que leva sua empresa a ser excluída?

Para quem não sabe, a Receita Federal é quem realiza todo o processo de varredura, constantemente. O objetivo é procurar e identificar se as empresas estão ou não enquadradas da forma correta.

O órgão trabalha em busca de irregularidades nas instituições. Quando isso acontece, é enviada uma carta notificando a exclusão da empresa por conta de alguma irregularidade encontrada pela Receita Federal.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Isso acaba fazendo com que a empresa fique impedida de se manter no regime tributário do Simples Nacional, já que ela não está enquadrada no modelo por algum motivo.

É válido ressaltar que a sua empresa não é desvinculada assim que a irregularidade é encontrada. Pelo contrário, a carta enviada conta com um prazo para que você tenha a possibilidade de se regularizar perante a Receita. 

Isso acaba possibilitando que você evite a exclusão da sua empresa do modelo do Simples Nacional.

Quais são os principais motivos da exclusão?

Agora que você já sabe o que leva uma empresa a ser excluída, chegou a hora de saber quais são os principais motivos. Isso vai te ajudar a ficar longe deles e evitar da sua empresa ser suspensa do Simples Nacional.

Entre os principais motivos, podem ser citados: 

  • Dívidas
  • Limite de faturamento

O ponto das dívidas é um dos mais importantes, já que uma empresa não pode ter pendência com a Receita Federal, caso contrário, será excluída do Simples Nacional. 

É sempre importante estar atento e procurar realizar quaisquer débitos. Além disso, fique sempre de olho também se a sua atividade ainda é permitida para participar no Simples Nacional. Algumas recentemente foram proibidas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Limite de faturamento também é um ponto que pode te prejudicar nesses casos. Como você sabe, uma empresa não pode ultrapassar R$4,8 milhões anualmente. Caso contrário, é preciso alterar o regime. 

Há, ainda, um outro ponto que pode te fazer ter a exclusão do Simples Nacional: um sócio PJ. Uma empresa não pode ter uma pessoa jurídica em sociedade, pois é retirada do regime.

Qual é o benefício do Simples Nacional?

O regime do Simples Nacional conta com diversos benefícios e vantagens. Entre eles, pode ser citada a simplificação na apuração dos valores – que é feita de acordo com a receita bruta, que é o faturamento, das empresas nos últimos 12 meses anteriores. 

Além disso, outro benefício é o recolhimento por meio de uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Vale destacar que é por meio desse regime que se elimina uma série de obrigações acessórias. 

Uma delas é o do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) – obrigações que não são exigidas para os optantes do regime. 


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->