--->
Investimento
Afinal, o que é Bitcoin e como Funciona? Tudo o que você precisa saber para investir
Bitcoin pode não existir fisicamente, porém seu registro, o banco de dados, está distribuído na rede, e qualquer participante consegue verificar saldos e transações, sem depender de terceiros.

Publicado em 13/05/2022 08:34

Foto/Reprodução


Afinal, o que é Bitcoin? A maioria das pessoas fica espantada ao saber que uma única moeda custa mais de R$ 200 mil. Mas afinal, por que um bem digital deveria valer tanto?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Estamos acostumados a ter tudo de graça (ou quase) na internet, onde qualquer informação pode ser facilmente copiada. No entanto, essa criptomoeda, criada em 2009, figura entre os 10 ativos negociados mais valiosos do mundo.

Bitcoin pode não existir fisicamente, porém seu registro, o banco de dados, está distribuído na rede, e qualquer participante consegue verificar saldos e transações, sem depender de terceiros.

O que é Bitcoin?

Bitcoin é uma criptomoeda, um bem digital que funciona sem um coordenador central. Ou seja, não existe uma entidade responsável pela emissão ou manutenção do registro histórico.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A moeda digital foi criada para permitir transações, incluindo o pagamento por bens e serviços, sem possibilidade de censura. Nesse sentido, cada usuário consegue validar as movimentações por conta própria, e os dados ficam armazenados no banco de dados compartilhado, de maneira pública e auditável.

Uma característica marcante do Bitcoin é o uso da criptografia, assegurando que só o detentor de determinada moeda pode movimentá-la.

Outro aspecto importante é a ausência de uma entidade garantindo o valor do Bitcoin. Logo, seu preço é determinado por compradores e vendedores em cada exchange, a corretora de moedas digitais.

No vídeo abaixo a Carol e Kaká da @usecripto explicam em mais detalhes o que é Bitcoin.

Como funciona o bitcoin?

Para transferir um Bitcoin é necessário ter a chave privada, equivalente à senha bancária, do endereço onde esta moeda está registrada. Dessa forma, qualquer um pode solicitar a inclusão de uma transação, transmitida de maneira pública para toda a rede.

Estas solicitações ficam no “mempool”, uma fila de espera para inclusão na sequência de dados do blockchain. Este banco de dados é então compartilhado por todos os usuários, que podem validar os dados de forma independente, simples, e quase sem custo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Abaixo preparamos uma tabela para deixar mais claro o que é Bitcoin e quais as diferenças para o dinheiro fiduciário, a moeda emitida por governos.

o-que-e-bitcoin

O que é uma criptomoeda?

Utilizando a tecnologia do blockchain, o banco de dados distribuído, além da criptografia de chaves públicas e privadas, a criptomoeda é um bem que só existe no formato digital.

Embora seja comum utilizar a expressão “carteira de criptomoedas” para se guardar Bitcoin, na verdade, o dinheiro virtual nunca sai deste banco de dados compartilhado. Uma boa analogia é uma planilha de computador, onde qualquer movimentação adiciona uma nova coluna.

Em resumo, existe um rastro digital de todo o histórico desde o momento da criação de cada moeda. Quando ocorre uma transação, a planilha é atualizada, e qualquer um pode visualizar as entradas e saídas de cada linha, equivalente a um endereço no blockchain.

Cabe lembrar que este endereço é uma sequência de números e letras, o que dificulta a identificação de seu detentor. Por esse motivo, muitos criminosos acabam expostos ao realizar determinadas movimentações, por exemplo, enviar moedas para uma exchange.

Como comprar Bitcoin?

Comprar Bitcoin é bem simples, e todo o processo pode ser feito de forma digital, sem sair de casa. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Se cadastrar em uma exchange, como o Mercado Bitcoin;
  2. Transferir dinheiro para a conta informada pela exchange;
  3. Selecionar o ativo Bitcoin, informando o valor a ser adquirido;
  4. Clicar em “Comprar Agora”.

Mercado Bitcoin se orgulha em ser a maior e mais segura exchange da América Latina. Veja abaixo como é simples e rápido comprar no aplicativo.

Caso ainda tenha dúvida de como comprar bitcoin, confira em detalhes neste outro artigo.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->