--->
Veja
Quer morar fora do Brasil? Confira dicas de brasileiros que já se mudaram
Caso você esteja pensando em se lançar nessa aventura, talvez seja bom ouvir o que têm a dizer aqueles que já trilharam esse caminho.

Publicado em 11/11/2021 21:26

Foto/Reprodução


Do Correio - Cada vez mais brasileiros decidem viver no exterior. Entre janeiro e julho deste ano, 21,8 mil pessoas pediram à Receita Federal a Declaração de Saída Definitiva do País, um número já próximo dos 23,1 mil registrados ao longo de todo 2018. E, desde 2011, esse tipo de solicitação só cresce, sendo que o maior salto ocorreu entre 2015 e 2016 ; de 14,9 mil para 21 mil pedidos. Com isso, já passa de 3,5 milhões o total de brasileiros que emigraram, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores.
 
No entanto, fazer as malas não é algo tão simples. Entre o momento da decisão e a conquista de estabilidade no exterior, há muitos obstáculos, que vão da burocracia à saudade de casa, passando pela adaptação a uma nova cultura. E, caso você esteja pensando em se lançar nessa aventura, talvez seja bom ouvir o que têm a dizer aqueles que já trilharam esse caminho.
 
Correio conversou com três brasileiros que vivem lá fora para coletar algumas dicas e tornar sua jornada menos difícil. Vamos a elas:

1. Informe-se e prepare-se para muita burocracia

Informe-se o máximo possível sobre quais são as leis e que documentos são exigidos para que um brasileiro se torne morador do país no qual você quer viver. Há países mais receptivos a brasileiros que outros, ou mesmo aqueles que não exigem visto de entrada.
 
De maneira geral, contudo, esteja preparado para preencher formulários, esperar por respostas e descobrir novas pendências ao longo do processo. O programador Leandro Luis, 28 anos, por exemplo, mudou-se em 2017 para a Itália, onde sua mãe já residia, e levou quatro meses até obter todos os documentos para ficar permanentemente no país.
 
Uma boa fonte de informação podem ser sites especializados, alguns deles feitos por gente como Camila Aldrighi, 26 anos. Ela é criadora do Maracujá Roxo, blog no qual dá uma série de dicas para quem deseja morar em Portugal, país para onde se mudou há três anos, para fazer mestrado. "Quando vim, não achava nada em nenhum site sobre o processo burocrático", lembra.
 
E a melhor estratégia pode variar muito de uma pessoa para outra. Para a analista de marketing digital Laryssa Bayer, 23 anos, por exemplo, a melhor estratégia para se mudar para a Inglaterra foi pedir o reconhecimento da cidadania italiana, à qual tinha direito. "Por isso, a burocracia para morar no Reino Unido foi mínima. Para reconhecer a cidadania foi um processo bem trabalhoso e cansativo, mas valeu muito a pena", garante.

2. Tenha o melhor domínio possível do idioma antes de ir

A falta de domínio da língua costuma ser o primeiro grande obstáculo para a adaptação no exterior. Muitas oportunidades podem ser perdidas. Devido à dificuldade com o idioma, Laryssa procurou inicialmente os chamados subempregos, o que não foi difícil de conseguir, pois, segundo ela, brasileiros têm fama de serem muito trabalhadores no Reino Unido. "Algum tempo depois, consegui oportunidade na minha área de formação", conta.
 
Apesar de ter estudado um pouco do italiano antes de embarcar, Leandro descobriu que o aprendizado não havia sido suficiente. "O primeiro impacto realmente é a língua. Adaptar-se exige esforço mental. Como eu precisava aprender italiano para conseguir um emprego logo, passava os primeiros dias inteiros estudando", lembra. "Se tivessem me contado o quanto é difícil se comunicar, eu teria me preparado melhor."
 
E mesmo a mudança para Portugal exige preparo! "Nosso português é muito diferente do de Portugal", avisa Camila, que se preparou assistindo aos vídeos institucionais da Universidade do Porto, onde estudaria. "Eles dizem que não falamos português, mas sim brasileiro. E as situações envolvendo as diferenças são muito engraçadas. Por exemplo, as pessoas nunca devem ir à papelaria e pedir durex", aconselha, explicando em seguida que a palavra significa preservativo em Portugal.

3. Esteja aberto para mudar de planos

As surpresas são muitas em terras estrangeiras. Por isso, não se desespere se, no começo, as coisas não saírem como planejado. O emprego desejado pode demorar um pouco, como mostrou Laryssa, e às vezes até uma mudança na área de atuação pode ser necessária.
 
"Algumas pessoas demoram muito para conseguir emprego aqui por conta da área. Eu tive que mudar minha profissão para conseguir um emprego bom", conta Leandro, que, de biblioteconomista, no Brasil, se tornou programador júnior na Itália. "Saber antes sobre quais áreas do mercado de trabalho são as mais fortes no país também é uma grande ajuda. Quanto mais preparo, melhor", completa.

4. Saiba que a vontade de voltar vai surgir

A saudade da casa, dos parentes e dos amigos é algo bastante presente nos relatos dos três. E foi preciso muita força de vontade para permanecer até que surgisse o sentimento de que valia a pena.
 
"No começo, cheguei a pensar que eu deveria ter feito diferente, ter tentado algo no Brasil. Mas tirei esse pensamento da cabeça. Quem decidir morar em outro país deve se abster da ideia de voltar, porque ajuda a ter mais motivação e disciplina para poder continuar vivendo fora do seu país", diz Leandro.
 
Para Laryssa, mesmo que a saudade seja inevitável, vale a pena tentar. "Não se apegue a uma vida de que você não gosta por medo de arriscar. Se dê a oportunidade de vivenciar algo novo. E, se der tudo errado, faça as malas e volte. A vida é assim;, acredita.

5. Prepare-se para muitas mudanças

Novo país significa nova cultura, ou seja, maneiras diferentes de se comportar, de socializar, de reagir. É preciso estar pronto para se sentir um tanto deslocado e ser constantemente surpreendido no começo. "Em vários momentos, você se lembrará que é um imigrante", resume Camila.
 
Leandro lembra ainda que o clima pode ser um desafio para os brasileiros que mudarem para países que costumam ter invernos rigorosos. E Laryssa acrescenta que o novo fuso-horário e a alimentação típica do novo país também exigirão adaptação.

6. Controle suas expectativas

É importante não deixar a fantasia de uma vida perfeita e maravilhosa dominar você, porque isso muito provavelmente levará à decepção. "A vida aqui, com certeza, não é perfeita. Tem lados positivos, mas também tem muitos negativos, como qualquer lugar no mundo", diz Laryssa.
 
"Não venha para Portugal esperando o eldorado. Você não vai enriquecer só porque vai ganhar em euros ; e possível até que gaste suas economias enquanto estiver aqui", ressalta Camila.

7. Por fim, prepare-se para aprender e amadurecer

Mesmo com saudade, os três dizem que a experiência tem valido a pena. "O Brasil tem muitas qualidades, mas viver em outro país, estar sempre fora da zona de conforto, alerta e se sentir cada vez mais capacitado, te faz crescer muito", avalia Leandro. "É realmente intenso", define Camila.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->