--->
Saiba
Cinco dicas infalíveis para fazer o seu décimo terceiro salário render mais
Receber essa grana extra pode ser uma chance de ouro de ter um alívio no orçamento e dar mais um passo rumo à organização das suas finanças -

Publicado em 17/11/2021 08:22 - Atualizado em 17/11/2021 08:22

Foto/Reprodução


O prazo limite para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário é dia 20 de novembro e muita gente já está na expectativa de gastar a gratificação natalina. Mas apesar da euforia, não saia gastando tudo com presentes ou com compras desnecessárias. Receber essa grana extra pode ser uma chance de ouro de ter um alívio no orçamento e dar mais um passo rumo à organização das suas finanças.  

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a contadora Regina Pacheco, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Piauí  ( CRC-PI) , mapear suas dívidas e entender sua renda real é o primeiro passo para aproveitar melhor seu dinheiro.   “Não é necessário utilizá-lo somente para quitar as dívidas, renegocie e procure uma instituição que ofereça juros menores (caso necessário), mas também lembre-se que dezembro é período de festas e no início do ano existem os gastos com material escolar. Importante tabular todas as saídas e entradas de dinheiro”, destaca a especialista em finanças.

Regina Pacheco elencou algumas dicas para utilizar o décimo terceiro de forma inteligente. Veja a seguir. 

Organize suas contas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Coloque numa planilha de orçamento todos os seus recebimentos (salário fixo e/ou entradas eventuais) e gastos mensais e identifique  o que mais está deixando desconfortável sua vida financeira (dívidas com cartão de crédito, financiamento diversos, etc.). Essa planilha vai te ajudar a decidir como usar melhor o seu décimo terceiro. 

Conheça 5 aplicações indicadas para investidores iniciantes


“Quando sabemos quais são os nossos objetivos relacionados ao dinheiro (economizar, investir, aplicar) temos mais condições de aproveitá-lo melhor. Por isso, defina suas metas financeiras e trabalhe para alcançá-las”, orienta Regina.

Respeite seu dinheiro

Identifique seus sonhos, metas pessoais e profissionais e administre seu dinheiro de modo que se torne viável realizar seus projetos.

Não saia por ai gastando tudo o que você ganha. Claro que é importante viver o tempo presente, mas lembre-se que o dinheiro gasto sem consciência hoje, também pode lhe faltar e causar inconvenientes em futuro próximo. Você de esforçou para conquistá-lo.

Procure orientação

Se quer poupar, mas não sabe ao certo quais são os investimentos mais indicados para você, peça ajuda de um especialista no assunto, como o seu gerente do banco ou mesmo um contador, economista, especialista financeiro. Deste modo terá todo o suporte para decidir quando e como investir seu dinheiro.

Se, por exemplo, você tem algum bem como uma casa ou apartamento para alugar, você pode fazer nestes, melhorias pontuais que agreguem valor e melhorem o preço do aluguel. Aproveite o final do ano para alugar casas de temporada, porque você pode cobrar um valor maior (conseguindo assim uma renda extra).

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Festa em casa

Com o valor cada vez maior dos produtos procure se encontrar com amigos para confraternizar ou mesmo para uma festinha, em casa mesmo, ou na sua ou na dos seus amigos. Isso gera uma boa economia. Claro que sair é bom,mas evite sair com tanta frequência. No final do mês faz uma grande diferença.

Empréstimo sem burocracia: Confira 2 bancos que oferecem opções facilitadas

Antes de sair de casa, para o supermercado, shopping, seja qual for, faça uma lista do que irá comprar. Isso evita compras por impulso, gastos desnecessários e arrependimentos posteriores.

Por isso planejar é necessário para que possamos viver de forma organizada nestes tempos em que o poder aquisitivo está cada vez mais comprometido.

Educação finaceira

Existem hoje, pela internet mesmo, vários e interessantes cursos em educação financeira. Vale a pena investir num desses se você tem dificuldade em realizar um planejamento financeiro. Esses programas ensinam desde onde aplicar seu dinheiro de forma gratuita.

Via Meio Norte


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->