--->
Saiba
Atenção para as 5 coisas que podem desvalorizar seu carro na hora da revenda
O Autoesporte listou cinco fatores que podem contribuir para a depreciação do seu seminovo na hora da revenda

Publicado em 15/04/2022 12:23

Foto/Reprodução


Do site Auto Esporte - Descobrir que seu carro vale menos do que a tabela Fipe sugere é uma surpresa desagradável. Vários compradores em potencial marcam encontros para ver o veículo pessoalmente, mas logo ficam com um pé atrás pelas condições. Portanto, se você quiser lucrar mais no momento da revenda, terá que garantir que seu seminovo esteja em um bom estado.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Partindo disso, Autoesporte listou cinco fatores que podem contribuir para a depreciação do seu seminovo na hora da revenda. Fique atento a estes pontos para fazer o melhor negócio.

Customizações

mercado dá mais valor aos carros sem qualquer tipo de modificação. Quanto mais próximo da originalidade, maior é o valor atrelado a ele. Portanto, algumas customizações exageradas são mal vistas e podem prejudicar o preço do modelo na hora da revenda.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Trocar as rodas, rebaixar, envelopar e promover outras mudanças estéticas radicais dificultam fechar negócio. Caso tenha promovida alguma alteração no veículo, o ideal é reestabelecer a originalidade antes mesmo de anunciar o "possante" na internet.

Vale ressaltar, no entanto, que algumas customizações são bem vistas. Se o veículo saía de fábrica apenas com bancos de tecido, mas você colocou assentos revestidos de couro, pode ser que este detalhe faça os olhos do novo dono brilharem na hora da compra. Mesmo assim, isso não chega a ser um motivo para aumentar o preço.

Pintura em mal estado

Certifique-se de que a pintura do seu seminovo está em bom estado — Foto: Divulgação

Certifique-se de que a pintura do seu seminovo está em bom estado — Foto: Divulgação

O Brasil é um país de proporções continentais, com muitas condições climáticas diferentes. Veículos de cidades litorâneas costumam sofrer com manchas na pintura e nos vidros, corrosão de peças metálicas e desgaste das borrachas, causados pela maresia.

Carros que ficam muito tempo estacionados no sol em regiões quentes, como o Nordeste, também sofrem as avarias do tempo. A pintura em mal estado pode afastar possíveis clientes e depreciar bastante o valor de revenda do veículo. Uma visita à funilaria pode ser a solução.

Cheiro de cigarro

Apenas uma limpeza profissional poderá remover o cheiro de cigarro do painel, teto e bancos — Foto: Reprodução

Apenas uma limpeza profissional poderá remover o cheiro de cigarro do painel, teto e bancos — Foto: Reprodução

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe o motorista de fumar enquanto está ao volante. Entretanto, dirigir com apenas uma mão ou com o braço para fora pode acarretar em quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de multa de R$ 130,16.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além de render multa, fumar dentro do automóvel pode desvalorizá-lo em até 10% na revenda, segundo especialistas. E apesar das várias soluções caseiras para eliminar o odor de tabaco (casca de frutas cítricas, carvão e vinagre) , apenas uma limpeza profissional pode acabar com o cheiro no teto, painel e banco. Vale investir uma grana para não perder dinheiro da hora de revender.

Pendências com documentação

Pendências como multaslicenciamentoIPVA e transferência de placa devem ser quitadas pelo motorista que pretende vender o carro. Caso contrário, poderá levantar desconfianças por parte do possível cliente, que ficará com receio de concluir a compra.

Não há nada melhor que um carro que pode ser exibido com orgulho, tanto na parte de conservação quanto jurídica. Boas práticas podem render melhor valor de revenda.

Consignação

Os lojistas têm excelente faro para bons negócios. Entretanto, a comissão paga para vender um automóvel pode eliminar parte do lucro do proprietário. Se você está precisando de dinheiro, o ideal é anunciar o veículo em alguma plataforma online e vender por conta própria.

Por outro lado, se o objetivo é vender rápido para usar o dinheiro com urgência, pagar a consignação pode ser o melhor caminho, já que o automóvel estará com um especialista do ramo.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->