--->
Saiba
PIS/Pasep: Saiba como conferir o valor do abono salarial a receber em 2022
Para trabalhadores da iniciativa privada, os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro e são feitos pela Caixa

Publicado em 12/01/2022 11:06

Foto/Reprodução


Do Isto É Dinheiro - O abono salarial PIS/Pasep começará a ser pago em fevereiro. Trata-se de um benefício anual do trabalhador equivalente a, no máximo, um salário mínimo. Todas as informações sobre o PIS poderão ser obtidas através do telefone 0800-726-02-07 da Caixa Econômica Federal, a partir do dia 1 de fevereiro.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Outro jeito de conseguir detalhes sobre o benefício é acessando o site www.caixa.gov.br ou baixando o aplicativo Caixa Trabalhador. Em todas essas opções, o trabalhador só precisa ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social).

Quem é servidor público pode consultar o valor a ser recebido no site www.bb.com.br. Através dos caixas eletrônicos e das agências do Banco do Brasil também é possível fazer as consultas do Pasep. Não existe, entretanto, uma data para a liberação dessas consultas, até o momento.

Datas dos pagamentos

Para trabalhadores da iniciativa privada, os pagamentos começam no dia 8 de fevereiro e são feitos pela Caixa. Já para quem trabalha como servidor público, os pagamentos têm início no dia 15 do mês em questão, e são realizados pelo Banco do Brasil.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira, abaixo, a relação entre os meses trabalhados e o valores do abono salarial a serem recebidos pelos contribuintes, em reais.

Em relação ao PIS, o pagamento pode ser realizado de três formas:

  • Por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou poupança social digital na Caixa;
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão;
  • Em agência da Caixa, apresentando o número do PIS e um documento oficial de identificação.

Já para o PASEP, os clientes do Banco do Brasil recebem o valor direto na conta, corrente ou poupança, segundo o calendário da Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). Correntistas de outros bancos podem encaminhar uma transferência para conta de sua titularidade via internet ou terminal de autoatendimento. Também é possível efetuar o saque em agências do Banco do Brasil. A única exigência é um documento oficial de identificação.

Regras para receber o PIS/PASEP

O PIS/PASEP, que será pago a partir de fevereiro, tem como ano-base 2020. Ou seja, para ter direito ao pagamento, o trabalhador precisa se enquadrar em regras referentes ao ano de 2020. Confira, abaixo, os requisitos para ter direito ao PIS/PASEP pago em 2022:

  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, em 2020;
  • Ter trabalhado com carteira assinada no ano-base considerado para apuração;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Estar inscrito no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->